top of page

Formação e Competências no Ensino e Pesquisa para Desenvolvimento dos VE’s no Brasil - Uma questão Multidisciplinar

Inserir os veiculos elétricos nas cidades é um plano integrado com a administração municipal , urbanistas, engenheiros de trafego, ainda existem vários aspectos normativos a serem regulados como instalação de eletropostes no passeio ou via publica venda de energia para recarga, integração entre modais, toda a cadeia de fornecimento e logistica reversa.

Infra-Estrutura

​

Existencia de eletropostos, aplicativos de localização, formas de bilhetagem, tipos de conector e modos de recarga lenta, rapida, publica.

​

Muito precisa ser instalado antes de disponibilizar os veiculos de forma planejada.

​

Novos modelos de uso associado a serviço como veiculo elétrico compartilhado tendem a ser cada vez mais comuns em anbientes urbanos das metropoles.

Intermodais

 

​Inserir continuamente cada vez mais veiculos nas ruas da cidade não é mais aceitável e viável. 

​

O uso compartilhado e integrado com os modais existentes estimulando o uso de transporte publico é cada vez mais notório nas grandes cidades.

​

City Cars, Levissimos (Bicicletas, scooters, monociclos e triciclos são veiculos apropriados para serem mesclados em abientes públicos exclusivos a pedestres ou recintos fechados desde que previsto e regulado.

Panelistas:

Diego Conti - PPP's Parceria Publio Privada Visão Economia

​

​

Lincoln Paiva - Visão Urbanista

 

Pitch CASES.

URBANISMO e SAÚDE PÚBLICA

 

​A malha viária urbana não foi planejada para considerar os veiculos elétricos muitas das cidades mais populosas precisam de intervenções para conciliar os novos modelos de uso e fluxo de pessoas no transporte. 

​

Entender, adequar e inserir com o menor impacto a mobilidade elétrica na cidade exige uma discussão e planejamento com os administradores das cidades em respeito a leis de zoneamento, nova lei de mobilidae urbana e os modelos de transporte publico para maior valor e integração.

​

Quais os ganhos reais em saúde pública que serão efetivados nesta transformação?

A mobilidade Elétrica é um assunto multidisciplinar tipico, pensar apenas no produto veiculo levará ao fracasso, as considerações economicas ainda pelo preço ou custo mais caro dos veiculos elétricos vai ser gradualmente resolvido pela escala e modos de operação diversos aos modelos atuais, a tecnologia atende diretamente as novas exigencias ambientais e não é na maioria dos casos uma vontade natural do consumidor escolher veiculos menos poluentes no seu deslocamento a não ser que haja uma vantagem economica para isso embora a consciencia ecologica esteja mudando rapidamente.

Mediador> Prof.Dr. Wanderlei Marinho

bottom of page